sábado, 28 de março de 2020

Quero compartilhar um breve estudo de Jó 28...

Jó 28:1-11
 Há minas de onde se tira a prata,
 há lugares onde se refina o ouro.2. O ferro é tirado da terra,
 e das pedras se derrete o cobre.3. Os mineiros levam luz para debaixo da terra;
 eles exploram lugares profundos
 e ali, na escuridão, procuram minérios.4. Longe das cidades,
 em lugares por onde ninguém passa,
 eles abrem os poços das minas.
 E trabalham na solidão,
 pendurados e balançando de um lado para outro.5. Por cima deles, a terra produz trigo
 e por baixo está toda rasgada e esmigalhada.6. As suas pedras contêm safiras,
 e no seu pó se encontra ouro.7. As águias não veem o caminho que desce para as minas,
 e os falcões também não o conhecem.8. Os leões e outros animais ferozes
 nunca descem por esse caminho.9. Os homens cavam as rochas mais duras
 e cortam as montanhas até o chão.10. Eles furam túneis nas pedras,
 com olhos abertos para tudo o que é precioso.11. Eles cavam até chegar às nascentes dos rios
 e trazem para a luz o que estava escondido.”

Rocha/Pedra=Cristo, verdade, eterno
Terra= pó, humano,passageiro

 Jó 28:2. O ferro é tirado da terra, (Ferro= dureza, força. É a força terrena, do homem. Deus nao usou o ferro em nada no seu tabernáculo. A lança de Golias era de ferro, mas Davi venceu com Pedra!)
 e das pedras se derrete o cobre. (Cobre= força. Vem da rocha. Força divina.O cobre É uma das ligas do bronze. Ele foi usado no tabernáculo.)

 3. Os mineiros levam luz para debaixo da terra (A única maneira de achar pedras preciosas no subsolo é com Luz. Essa luz era feita de azeite e fala do ESP. Santo.);
 eles exploram lugares profundos
 e ali, na escuridão, procuram minérios.(As pedras valiosas, conhecimentos divinos e riquezas eternas estão escondidas nas profundezas do coração de Deus. Não é um lugar de fácil acesso. É um lugar onde só podemos ir iluminados pelo ESP. Santo.)
4. Longe das cidades,
 em lugares por onde ninguém passa, (Os segredos de Deus são encontrados no Secreto, longe da agitação, status, comodismos, conforto humanos.)
 eles abrem os poços das minas.
 E trabalham na solidão,(Esse segredos são para a jornada individual de cada cristão. Ninguém pode trilhar esse caminho por mim a não ser eu mesmo. Ninguém pode conquistar essas riquezas por mim.)
 pendurados e balançando de um lado para outro. (Na tradução da mensagem fala pendurados em cordas. Isso significa que mesmo que a jornada seja individual é sempre necessário estar junto com alguém - Ec 4:12 - uma corda de tres dobras nao se quebra. E durante nossa busca precisamos de relacionamentos que se estreitam e nao se rompem e que nos sustentem.)
5. Por cima deles, a terra produz trigo (Significa prosperidade, riquezas, fertilidade, sucessos...Mas tudo o que é trigo também é passageiro. Pois o trigo, alimento, acaba. Satisfaz na hora, é momentâneo. Na versão A mensagem diz: Na superfície a terra produz alimento. Isso quer dizer que se vivermos um cristianismo superficial vamos receber alimento. Mas o alimento só sacia naquele momento. Ele não é algo eterno. Podemos empenhar nossos esforços pra produzir na terra ou podemos nos empenhar em buscar as pedras preciosas do reino de Deus, que são as riquezas eternas! 
Também fala de um cristianismo superficial, ou seja, uma verdade superficial. Você só acredita naquilo em nível de necessidade. Enquanto voce estiver saciado (alimentado) com aquilo, voce permanece. Mas a medida que o mundo oferece argumento mais “apetitosos”para saciar suas necessidades, voce desvia.
A Rocha significa a verdade. Você está comprometido com a verdade, significa abrir poços dentro da Rocha para buscar algo mais profundo que voce ainda não viu, mas sabe que está lá! Você sabe que ali está o seu tesouro mais precioso e não as futilidades dessa vida! Você está firmado na verdade eterna e busca os mistérios eternos de Deus dentro da Rocha.
 e por baixo está toda rasgada e esmigalhada. (Sacrifício de Jesus por nós, em outras versões: É como fornalha.)
6. As suas pedras contêm safiras, (Significa pureza, verdade pura)
 e no seu pó se encontra ouro. (Significa divino, perfeição, verdadeira riqueza, incorruptível, próprio Deus. Metal usado no tabernáculo. Também representa as virtudes espirituais como fé, honra, amor etc... Sal. 45:13; I Ped. 1:7)

O que Deus tem falado comigo através desses versículos é que estão chegando tempos que nossa salvação nao pode mais ser superficial. Ou melhor, nem conseguiremos manter nossa salvação na superfície. Ou entramos na Rocha em busca da verdadeira riqueza, ou ficamos de fora sujeitos a ser corrompidos por um sistema imundo e mundano.
As igrejas tem que se transformar em grandes “meneiradoras”. Precisamos encontrar aquilo que é puro e verdadeiramente precioso e trazer a tona. É isso que vai mostrar nosso valor e dimensão espiritual. Não é música bonita, luzes, palestras motivacionais...é a pura presença de Deus em nosso meio!
Pregações superficiais não terão mais eficiência espiritual para trazer a salvação.
Ou você tem a presença de Deus ou você se desviará ou viverá uma doutrina completamente corrompida e religiosa.
Ou mergulhamos nas profundezas da verdade guiados pelo ESP Santo, ou tentamos saciar nossa fome espiritual com aquilo que passa.
Precisamos nos posicionar dentro da Verdade, dentro do coração de Deus. Descobrir os mistérios de conhecer a Cristo.

Versículos relacionados:

 Salmos 25:14. A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais Ele revelará os segredos da sua aliança. - Bíblia

Ao que Ele respondeu: “Porque a vós outros foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles isso não lhes foi concedido.


 1 Coríntios 2:6. Contudo, falamos de sabedoria entre aqueles que já têm maturidade; não me refiro, entretanto, à sabedoria desta era ou dos poderosos deste século, que estão sendo reduzidos a nada. 7. Ao contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou antes da origem das eras, para a nossa glória. 8. Nenhum dos governantes desta era compreendeu essa sabedoria, pois se a tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória! 9. No entanto, como está escrito: “Olho algum jamais viu, ouvido algum nunca ouviu e mente nenhuma imaginou o que Deus predispôs para aqueles que o amam”. 10. Deus, todavia, o revelou a nós por intermédio do Espírito! Porquanto o Espírito a tudo investiga, até mesmo as profundezas de Deus. 11. Pois, quem conhece os pensamentos do ser humano, a não ser o espírito do homem que nele reside? Assim, igualmente ninguém conhece os pensamentos de Deus, a não ser o Espírito de Deus.  

0 comentários:

Postar um comentário

Bárbara Tortelli. Tecnologia do Blogger.